Make your own free website on Tripod.com

DISCUS Scatimba

ÁGUA

.

Home | Peixes compativeis | Galeria | ÁGUA | REPRODUÇÃO | Contact Me | New Page Title

PARÂMENTROS DA ÁGUA
PH ácido (6.0 a 6.8) . E “moleza” da água, é igualmente importante (água isenta de metais pesados e minerais).

Para manter o PH ácido, voce poderá utilizar, troncos, xaxim e “turfa” !!!

O tronco acidifica a água de forma lenta, liberando gradativamente ácido úmico, além, de ser objeto decorativo e reproduzir o ambiente natural do peixe (Bacia Amazônica – onde a água é bem ácida, por conter muitas raízes submersas e troncos de árvores em vários graus de decomposição).

Já o xaxim, é encontrado, muitas vezes com fertilizante ou então que tenha passado por processos químicos, o que é um veneno para os habitantes do aquário. E o xaxim, depois de algumas semanas, pode abrigar restos de comida e detritos, o que vai gerar o Tubifex (larva comprida e fina, branca ou vermelha, que é um risco iminente de problemas intestinais nos acarás-disco). *como veremos mais para frente.

Quanto à Turfa, podemos dizer que ela faz o mesmo papel de um filtro deionizador, desmineraliza a água, a deixando mole, sem a presença de metais pesados e acidificará a água de forma natural.

Outra opção para acidificar a água, é utilizar acidificantes comuns (que utilizam o ácido clorídrico) ou o próprio ácido fosfórico, que é bem concentrado e o mais indicado (que ao contrário do que muitas pessoas pensam, o ácido fosfórico não é prejudicial à plantas, animais e nem à humanos, pois, muitos produtos no supermercado, tem em sua formulação o ácido fosfórico, como exemplo: refrigerantes). Caso, não consiga mesmo assim a ação esperada, utilize, em último caso, um tamponador (que travará o PH, que você corrigiu com os acidificantes, este produto não deixará o PH subir ou descer.

 
TROCAS PARCIAIS DE ÁGUA
Trocas parciais de água, são indispensáveis, se puder fazê-la 1 vez na semana, é ótimo (20 a 30%), se não puder de 15 em 15 dias é necessário (50%). Se tiver um ótimo sistema de filtragem e poucos peixes no aquário (exemplo: 1 peixe para cada 50 litros), pode fazer trocas parciais de 1 em 1 mês (50%) e caso tenha rochas anti-amônia no aquário, também poderá adiar as trocas d`água.

As trocas servem para reciclar água velha, colocando uma parte nova, para não deixar a combinação nitrito + nitrato, se transformar em amônia (fatal para qualquer peixe). A troca deve seguir alguns cuidados:

A água, se descansada, melhor (caso você tenha recipientes de 100 ou mais litros, como uma caixa d’água utilizada somente para esta finalidade).

Como, na maioria das casas e “apartamentos”, não dispomos de tanto espaço, para tanto. Faça o seguinte:

Utilize um “balde”, uma “lixeira” nova, nunca usada e a reserve apenas para as trocas parciais de água. Pode ser um balde de 50 a 100 litros, dependendo da necessidade de seu aquário. Faça o processo à seguir, de um dia para o outro. Coloque o balde ao lado do aquário e o encha de água com uma mangueira, depois corrija o PH e coloque um produto anti-cloro de qualidade, ligue um aquecedor compatível com a quantidade de litros do balde e faça a troca no dia seguinte !!!! Para acarás-disco é necessário, que não haja mudanças BRUSCAS de PH ou TEMPERATURA. Com a água já aquecida e mais estabilizada, coloque uma bomba e um pedaço de mangueira na boca da bomba, para que a bomba faça o trabalho pesado de transferir a água do balde para o aquário.

Esta é a maneira mais prática e que faz menos bagunça.

Nunca ponha a mangueira de sua casa diretamente enchendo o aquário, é um crime, pois os parâmetros estarão errados, com temperatura menor do aquário, cloro e PH alcalino. Também, nunca coloque água mais fria, do que a que está no aquário, obedecendo o bom senso.

.

.

TEMPERATURA
Temperatura ! Muito importante para Discos, a temperatura abaixo de 28 graus não é propícia para boa saúde do Disco filhote, o que acarretará “doenças de pele” !!! O ideal para estes belos peixes é temperatura de 28º a 32º (mínima e máxima), para um aquário comunitário ou plantado, o ideal é 28º a 30º (para os outros peixes e as plantas agüentarem a temperatura). Para tratamento, preventivo e para crescimento de filhotes a temperatura ideal é de 30º a 32º. A maior temperatura suportada é de 35º e a menor temperatura é de 22º, antes da morte.

Um termostato de marca confiável e com potência certa para os litros do seu aquário, vai travar a temperatura no grau que você especificar, sem transtornos ou preocupações em viagens ou para quem trabalha fora de casa. Bem mais caro que o aquecedor tradicional, mas, no calor (tempo), não irá cozinhar seu peixe e no frio (não matá-lo, com temperatura inadequada).

* O que recomendamos é o termostato da Jalli, que fica em posição horizontal no fundo do aquário e evita a quebra por super aquecimento nas trocas de água. E também o Visitherm, o único inconveniente, além do preço salgado é que em trocas de água, você pode esquecê-lo ligado e com o baixo nível de água, superaquecer e quebrar.

I'll update this page frequently so check back often!